quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Penas & Plumas - Tendência 2015


        A relação com pele ou penas dos animais entre os humanos não é de hoje. Se por um lado a principio eram usadas para proteção contra o clima e superfícies que poderiam oferecer risco a saúde humana e até mesmo para passar a mensagem de força do seu portador, afinal, nenhum fraco poderia matar com as próprias mãos um guepardo e sair exibindo nas costas, o manto sem se vangloriar por isso. Hoje, o uso de peles de animais ou penas de pássaros exóticos e selvagens, além de um atentado a natureza, tem o mero propósito de ornamentação afinal, para quê usar um casaco de pele de raposa ou um chapéu com plumas de pavão se a tecnologia dos dias atuais permitem a fabricação idêntica sintética e muito mais barata? 
        Os desfiles para Outono Inverno 2015 , no entanto, exibem em grande maioria casacos, saias, vestidos e calçados do gênero.

        Na antiguidade, a partir do ano 1800 (1ª foto abaixo), quanto mais plumas e mais alto o chapéu, mais caro e consequentemente, mais bem afortunada era a pessoa quem o vestisse; garantindo status. 
              Já nos anos 1920's, as conhecidas melindrosas, mulheres que se acabavam na noite se divertindo e dançando horrores com ritmo contagiante regado a muito álcool, também faziam uso de muitas plumas seja como adorno nos adereços de cabeça ou em torno dos ombros numa charmosa estola fofinha.

        Enquanto que nos 1970's a febre das plumas/penas (1ª foto abaixo,Cher) reinava com o frenesi da música pop nas boates, a partir dos anos 2000's, com os desfiles da Victoria Secret ganhando força, a presença de inúmeras penas das mais macias às mais rígidas, surgiam aos montes em alusão à asas de anjos à mulheres amazonas que mais parecem pegar emprestado o poder da ave e incorporá-lo na passarela. 

O fato é que a presença de penas ou plumas no vestuário nos remete facilmente a vestidos de festa, não?
 Mas o que venho vendo de uns tempos para cá, é a presença constante e muito descontraída de sua inclusão no cenário urbano. Ou seja, roupas que possuem penas e plumas mas que casam muito bem tanto para o dia quanto para a noite. 

Seu uso ainda ultrapassa as roupas e vai parar na maquiagem. 
Sempre divertida, moderna e elegante, as penas & plumas se tornam um adorno atemporal.

Curiosidade: Acessórios VIVOS- As madames da Roma antiga eram comumente vistas com um cãozinho maltês espiando atrás da manga. Isso mesmo, o animal ficava escondido, quase totalmente oculto nos mais variados lugares, desde que estivesse junto ao dono. A função dos animais, que ia além do tradicional cachorro e passava a um macaco até arminho, no entanto, era sempre mais que decorativa, pois eles aqueciam os pés nas noites frias ou durante viagens e eram como ímãs para as pulgas do proprietário! 
Nos anos 70 em discotecas era comum ver dentro do salto alto de acrílico das mais ousadas, um peixinho dourado nadando.

Fonte de pesquisa:  Livro -Última moda- Uma história ilustrada do belo e do bizarro- PubliFolha

Dúvidas e sugestões comentem aqui ou me enviem via e-mail:  jessicavqueiroga@outlook.com

Grata pela visita! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário