segunda-feira, 30 de março de 2015

Minha experiência: Curso Extracurricular de Moda- VISUAL MERCHANDISING

www.enmoda.com.br
                 Desde o primeiro semestre na faculdade de Moda, eu já ouvia os professores alertando que para  se tornar um bom profissional na sua área - independente de ser moda ou não- é preciso ir além do conteúdo passado em sala de aula. Ok, mas se tratando de Sorocaba, uma cidade do interior com poucas escolas com cursos voltados a moda, isto quando há cursos mas não abrem turmas e, portanto, as matriculas são automaticamente canceladas..O que fazer? Óbvio, entrei em desespero quando vi a escassez de oportunidades por aqui, chegando a beirar o absurdo, visto Sorocaba ser um polo em crescimento constante. Meu desespero só cresceu quando notei a gama de oportunidades de cursos, workshops, palestras, desfiles abertos ao público, e um arco íris de oportunidades encontrados na Capital. Mas eu não tinha e continuo não tendo condições de me locomover daqui para São Paulo.
              Mas nem por isso iria ficar de braços cruzados,certo? Foi aí que depois de muita pesquisa, encontrei o portal da ENMODA- Escola de Empreendedores, e me APAIXONEI. Os cursos são totalmente online!! E o melhor, com profissionais que atuam na área e estão dispostos o tempo todo para ajudar você, como aluno da instituição, a incrementar mais do que o seu currículo, sua bagagem de conhecimento e se diferenciar no mercado, tudo isso estudando em casa. 
                Logo de primeira já fiz uma lista dos cursos que me interessei, e são muitos disponíveis, viu!? Abaixo todos os cursos extracurriculares da ENMODA
  • Jornalismo de Moda ( Na minha lista)
  • Pesquisa de Tendências ( Idem)
  • Varejo de Moda (Concluído)
  • Visual Merchandising (Concluído)
  • Produção de Moda & Styling ( Lista)
  • Fashion Branding (Lista)
  • Consultoria de Imagem
  • Marketing de Moda
  • Planejamento e Desenvolvimento de Coleção (Lista)
  • Vendas de Moda
  • Desenho e Ilustração de Moda
  • História e Repertório de Moda
  • Introdução à Moda
            Comecei pelo Visual Merchandising pela curiosidade em querer saber como trabalhar toda linguagem visual de uma marca/loja a fim de impulsionar as vendas aliando muita criatividade e noções descomplicadas de marketing, pesquisa de mercado e muuuita psicologia do consumidor( ADOROOO). Basicamente, o que aprendi na faculdade me ajudou bastante a absorver o conteúdo do curso que não, não é difícil, desde que você tenha organização e freios contra a bendita procrastinação, ou seja, pare de vadiar e vá estudar! Uma dica: reserve um horário fixo todos os dias (ex: das 9:00h às 11:30h)  para iniciar e terminar os estudos. E nesse horário não pode nada, nem comer chocolate ao som de BackstreetBoys, porque atrapalha e quando você vê já se distraiu procurando fotos do Kevin sem camisa e esqueceu de estudar. É.
Oi,Kevin. <3
                No final de cada módulo, há uma lista de exercícios que serve como feedback para saber se você está realmente entendendo todo o conteúdo e sabendo aplicá-lo. Você responde essa lista e quando corrigida pelo professor, ele faz comentários sobre seu desempenho. Dá um friozinho na barriga,HAHA'
Modo de exposição de produtos 
Interior da minha lojaa (Planograma armários e paredes)*---* 
               E não, não são só exercícios como questões, há muita prática envolvida! Essencialmente no TCC. SIIIM! É preciso fazer um trabalho de conclusão de curso e ser aprovado com média maior que 6,0 para ganhar seu lindo diploma. Ou seja, é pra estudar meermo! E é por isso que eu escolhi da primeira e segunda vez em que cursei na ENMODA,fazer  no período das férias, para ficar bem mais tranquilo para mim.

Dar vida aos manequins, prendendo a atenção do consumidor ao expor os produtos através da identidade visual da marca/campanha.
               Minha opinião sobre o curso de Visual Merchandising? Foi ótimo. E ao contrário do que ouvi muuuito por aí, fazer um curso online diferente de um presencial, não exige menos esforço, pelo contrário, vai precisar de muita disciplina e dedicação, e te garanto, é muito mais empolgante estudar em casa, respeitando o seu tempo e seu horário livre, do que ir "forçada"à uma instituição pelo horário restrito. Eu acabava empolgada e extrapolava o tempo planejado de estudos e concluía logo mais da metade de um módulo ( são 8) num só dia! E o interessante é ser possível interagir com outros estudantes,também; numa sala virtual!
Vitrine especial Dia dos Namorados, alegre, divertida e cativa sem deixar de lado o produto carro chefe (camisas). 
           Concluído meu TCC que foi sobre uma marca de vestuário feminino com releituras vintage e brechó (décadas de 40,50 e 60) - Girlie Kitty- , há a opção de envia-lo impresso pelos correios ou por e-mail. Aí é só esperar a avaliação dos professores e sua nota final. Tendo passado, receberá o diploma pelos correios.  Agora, o que só me falta é aplicar! O chato é que se tratando de uma cidade feito Sorocaba, as pessoas ainda olham com certa descrença ou mesmo nem tem conhecimento algum, de cursos do gênero. São perguntas absurdas do tipo "Isso funciona mesmo?"  "Não é o mesmo que vitrinismo?"  "Por que eu pagaria alguém para "arrumar"a minha loja?(Como se fosse restrito apenas à isso --' )" "Esse curso é novo..?" Enfim, é preciso ter paciência até porque na maioria das lojas cabe ao vendedor ter tooodo esse trabalho, mesmo ele não tendo conhecimento técnico nenhum em VM. Diferente do que acontece em grandes empresas de moda, aonde além de um plano de carreira, o profissional de VM se torna multitarefa, aprendendo várias funções e adquirindo muito conhecimento além de ser reconhecido como tal.
Meu painel publicitário para a marca vintage fictícia Girlie Kitty do meu TCC 


 Dúvidas e sugestões comentem aqui ou me enviem via e-mail:  jessicavqueiroga@outlook.com
Grata pela visita! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário