sexta-feira, 27 de junho de 2014

Camiseta: Ícone de gerações


                     Imagine um outdoor ambulante  que as pessoas carregam no peito, traduzindo suas ideologias, gostos, ideias ou apenas senso de humor. Imaginou? Pois bem, aí temos a camiseta/t-shirt. Assim como a calça jeans, seu uso inicial era restrito aos homens, até alguém ter a brilhante ideia de usá-la de um outro jeito e voltada para todos os públicos, indo desde mulheres à crianças e adolescentes. Antigamente ela era vista como roupa de baixo dos romanos que a usavam por baixo da túnica para proteger da transpiração e preservar os adornos em ouro,prata e pedras preciosas, para séculos depois, ser transferida para os soldados da 1ª Guerra Mundial. E até quando se popularizou entre as camadas sociais, ficava escondidinha debaixo de uma camisa. Foi nos anos 50 que ela passa a ser peça de moda quando influenciada pelo cinema hollywoodiano; astros como James Dean, que usa uma camiseta branca no filme Juventude transviada,a transformaram no símbolo da nova cultura jovem. 50 anos depois, a camiseta básica existe, mas evolui pois, se os jovens dos 50's usavam modelos justinhos,acentuando seus bíceps e tudo mais, hoje os rappers utilizam modelos folgados, tornando-a uma peça cult,à exemplo temos Kanye West. Acreditem ou não, a camiseta branca é tão barata nos EUA, que entre o pessoal dos guetos criou-se o hábito de vesti-la, usa-la e depois jogá-la fora. E vestir uma nova no dia seguinte!! Segundo especialista em moda e comportamento do documentário, em 1º lugar isso vem da preguiça. E também, da vontade de usar algo novo todo dia. É como passarmos o dia arrancando etiquetas e se sentindo bem com isso,sabe?  E foi a partir dos anos 90 que as t-shirts ganharam modelagens e formas diferenciadas como a gola “V”, canoa, as babylooks, sem mangas (regatas) e as camisetas largas. Tem para todos os gostos,fachas etárias e biotipos!
                   

                          Enfim, muita coisa aconteceu e, de lá para cá a camiseta ganhou status de peça mais popular do vestuário universal. Ela não é mais só uma peça de roupa, ela representa quem a veste, ocasionando muitas vezes em prisões, como foi o caso do turista Rock ao usar uma t-shirt da campanha Protect your skin (Proteja a sua pele) voltada a prevenção do câncer de pele e que, cujas estampas, retratam famosos como modelos e cantoras, nus. O caso do Rock foi com uma t-shirt da Kate Moss, que incomodou em Dubai,um senhor na padaria. Rock acabou preso e processado, mas não se livrou da camiseta, pois segundo ele, ela traz toda uma história e aprendizado.
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 Fecho essa pequena análise com uma frase do estilista Yves Saint Laurent : 
“Tudo o que uma garota de 20 anos precisa é de uma t-shirt e um par de jeans”.

Dúvidas e sugestões comentem aqui ou me enviem um e-mail para: jessicavqueiroga@outlook.com
Grata pela visita!

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