quinta-feira, 22 de maio de 2014

Filmes nada clichês - Informação de Moda

        Lembrando de uma aula de psicologia do consumidor em que a professora disse o seguinte à classe: Se quiserem saber, estudar as características de uma geração, assistam à desenhos/seriados/filmes da época! E cá chego a conclusão: Filmes de moda com figurinos maravilhosos e história da moda há aos montes- Chanel e Anna Kerenina que o digam-, mas e quando é possível encontrar informações ricas de moda sem necessariamente ser um filme específico? É com essa ideia em mente que mostro à vocês seis filmes de gêneros comédia, drama e terror com vasto conteúdo de moda, seja no figurino, estética do filme ou valores de cada época. Os trailers estão embutidos no título de cada filme! E demais informações no texto! <3

Austin powers- Anos 60 e 70.  Austin Powers é um espião da inteligência britânica, atuando nos anos 60 e combatendo seu principal inimigo Dr. Evil, enquanto curte a onda do “amor livre” em voga na época. Austin é congelado assim como Dr.Evil, e voltam à vida numa realidade não muito distante: os anos 2000! O filme é uma trilogia(Austin Powers - Um Agente Nada Discreto,O Agente Bond Cama e O Homem do membro de Ouro) , e é pura comédia, há participações especiais como Beyoncé e Britney Spears. As roupas vibrantes voltadas à cultura pop se dispersam do característico visual hippie que na maioria das vezes é a primeira coisa que nós vem à cabeça quando pensamos na época Paz e Amor. Muito veludo, gola e manga frufru com renda, cores, cores e mais cores, vestidinhos em A e estereótipos engraçados. É o meu preferido e vive passando no canal TNT! <33 
Cry Baby- Anos 40 e 50. Uma sátira quase pastelão de Grease-Nos tempos da brilhantina (Que super indico!) é um musical divertido que gira em torno da rivalidade entre o grupo de mauricinhos "Caretas" e os delinquentes juvenis "Farrapos". Quase um Romeu e Julieta retrô, reúne estilos voltados ao Rockabilly e muito rock'n'roll, além da delicadeza das roupas das moças "boazinhas" com seus vestidos amplos e conjuntinhos recatados a la lady like, e os moços engomadinhos e românticos. E o melhor, tem o Johnny Depp no papel principal!

 Hair-  Anos 70. Um musical crítico ao mesmo tempo em que enérgico sobre um importante período da história estadunidense. Retrata de forma diferenciada não só o movimento hippie, mas a época de 70 como um todo, sem preconceito com os temas que foram tabus naquele contexto: sexo livre, homossexualidade, drogas, liberdade dos vínculos familiares, Guerra do Vietnã etc. Franjas, tons terrosos, muito jeans, customizações, flores, camurça, renda e penas. Imperdível!
Floresta Negra- Século XV. É o conto da Branca de Neve com gênero terror e muito diferente da princesa boazinha e inocente que estamos acostumados. Neste filme ela é uma garota mimada e rebelde ao não aceitar sua madrasta que pasmem, no início da trama não era má, até vir a sofrer um aborto por conta das atitudes da Branca, estabelecendo uma relação de ódio e vingança entre as duas. Nem mesmo os anões são como os da Disney ou qualquer outra adaptação cinematográfica, eles são mineradores ranzinzas e irritados pela vida que sua condição física lhes impõe. Ah, e nem todos são anões! O coração da Branca é disputado pelo príncipe bonitão e o ladrão que a protege e vive junto com os anões. Se passa na era medieval, e ao contrário de muitos filmes, ele retrata as limitações do vestir, porque reparem na roupa do príncipe; ela é composta por amarrações já que não existia ainda conhecimento da técnica de costura, então tudo, desde vestidos, camisas e calças, eram unidos por amarrações. 

Irmão Sol e irmã Lua - Século XIII. A trajetória da vida de São Francisco de Assis que jovem e  filho de comerciantes ricos,  desfrutava do vinho, mulheres e canções sem ter nenhuma preocupação até mudar radicalmente com a vinda da guerra e a doença a assolarem a região onde vive, sofrendo então,uma grande transformação; aparecendo nú diante do bispo a renunciar sua vida prévia para se dedicar a Deus. Sim, é um filme religioso, mas nada convencional. É um filme bonito e suave, com um figurino maravilhoso, em especial as cenas que se passam na igreja católica em uma moda medieval carregada de pedrarias, batas e muito ouro. 

Amadeus- Século XVIII. Por trás de todo gênio há uma grande história. Com Wolfgang Amadeus Mozart não foi diferente e,apesar do título estar diretamente ligado a Mozart, ele não é o único personagem principal da trama, tendo inclusive menos importância do que Salieri, seu rival e músico, no contexto geral da história. É um drama divertido, principalmente pela risada frenética de Mozart, semelhante ao do pica pau HAHA' Ele é todo carismático e perfeccionista, autodidata, não se conformando com os padrões estabelecidos na hora de compor suas músicas. Há duas versões desse filme, a comercial que foca desde a infância do músico até seus últimas dias, e a versão estendida do diretor, que pula algumas partes mas consegue ser tão comovente quanto a outra. O figurino é lindo, bem rococó com cores suaves mescladas ao branco e dourado do ouro,além das perucas candy colors, no entanto, bem mais realista do que o filme Maria Antonieta que né..Tem até um par All Star rosinha. 


Espero que tenha gostado e que aplique esse conhecimento cinematográfico de moda neste fim de semana debaixo das cobertas com uma boa pipoca! ;)     
Dúvidas e sugestões comentem aqui ou me enviem via e-mail:  jessicavqueiroga@outlook.com

Grata pela visita!



Nenhum comentário:

Postar um comentário